sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Águia: força e espiritualidade

 
Águias são consideradas um bom presságio, ou seja, são sempre bem vindas na humanidade, tanto no mundo simbólico - quanto no dia a dia. Elas representam proteção, sabedoria, abundância, força, espiritualidade, conexão direta com o Divino. Muitos acreditam que quando se está em oração, prece, meditação, e uma Águia aparece no céu, significa que as preces serão prontamente atendidas pelo mundo espiritual. A Águia nos conduz ao Grande Espírito Universal. Voando sempre alto, a Águia percebe qualquer movimento de evolução da vida.

A Águia nos ensina a acreditar mais na força do coração, além de que é preciso expandir nossa personalidade para sermos capazes de abarcar aquilo que se encontra além do nível material. É por meio da intuição que podemos perceber os principais aspectos da nossa alma, da nossa personalidade, das nossas emoções que precisam se aprefeiçoados ou corrigidos. A Águia é o norte daqueles que têm fé.

A Águia é um pássaro heráldico. Todos os pássaros heráldicos possuem significados simbólicos e também representam a ligação entre o Céu e a Terra, os mundos espiritual e material. Para os pagãos, a Águia era a representação de Júpter, o deus da lei moral e da ordem. Desde 1782, os Estados Unidos da América têm usado a Águia de cabeça branca com asas estendidas em seu Grande Selo (quando as asas da Águia estão abertas ou estendidas, indicam papel protetor do portador).
A Águia é a ave que possui a maior longevidade da espécie. Chega a viver cerca de 70 anos. Porém, para chegar a essa idade, aos 40 anos ela precisa tomar uma séria e difícil decisão. Nesse momento suas unhas estão compridas e flexíveis e já não conseguem mais agarrar as presas, das quais se alimenta. O bico, alongado e pontiagudo, se curva, apontando contra o peito; as asas ficam envelhecidas e pesadas, em função da grossura das penas e, voar, aos 40 anos, já é bem difícil. Nessa situação a Águia só tem duas alternativas: deixar-se morrer ou enfrentar um doloroso processo de renovação que irá durar 150 dias. Tal processo consiste em voar para o alto de uma montanha e lá recolher-se em ninho que esteja próximo a uma parede. Um lugar de onde, para retornar, ela necessite dar um voo firme e pleno. Ao encontrar esse lugar, a Águia começa a bater o bico contra a parede até conseguir arrancá-lo, enfrentando, corajosamente, a dor que essa atitude acarreta. Espera nascer um novo bico, com o qual irá arrancar as suas velhas unhas. Com as novas unhas ela passa a arrancar as velhas penas. E só após cinco meses, "renascida", sai para o famoso voo de renovação, para viver, então, por mais 30 anos

Resolvi escrever sobre a Águia, já que estamos em uma momento de "despertar" da consciência política, econômica, social, espiritual, emocional e ecológica. Veja só o que está acontecendo na comunidade árabe. É uma revolução importante, que de uma forma ou de outra, afeta todos nós. O exemplo simbólico da Águia é um convite para a reflexão das antigas perguntas que estão na gênese do mundo: de onde viemos? para onde vamos? o que somos?

FONTE: História de um Surto - Adriana Santos

10 comentários:

  1. OLá , eu resolvi procurar infrmações sobre a àguia e emcontrei esta página. Também , desde menina tinha em mente um pássaro grande e quando vi a imagem da águia , já sabia que era a ave que imaginava. Desde então passei a admirar a águia por sua beleza e sua postura no ´ceu. Sua energia.Hoje em dia sei de sua estória de vida, sua mutação/renovação. Tudo muito interessante, pois tem muito a ver comigo. Hoje em especial , depois de muitos anos e ter deixado um pouco esquecida , aconteceu um fato muito interesante. E resolvi buscar novamente informações. Tudo , mas tudo tem tanto a ver ,que cheguei a me emocionar demais...acredito em Deus e sei que algo vai me acontecer , algo que espero há muito tempo...estou um pouco ansiosa , doida para que se revele logo..já esperei tanto tempo...

    ResponderExcluir
  2. Olá amados (as) sou brasileira ,vim passar férias na Suíça, quase todos os dias ao me acorda sento num banquinho do lado de fora da casa da minha tia, E me coloco em estado de meditação, observando a natureza e suas maravilhas, fico perplexa tamanho a comunicação dela ,O que venho extraindo, Hoje para a minha pequena visão que ainda tenho perante alguns aspectos desse universo amplo, uma águia pousou na minha frente ,bateu o bico na grama abriu as asas e vôo, tamanho foi a energia deixada por ela ,que não saberia descrever aqui apenas sentir a sua presença e a divindade pairada em mim.gratidão

    ResponderExcluir
  3. Veio duas Águias em meu telhado, foi um susto tao grande o barulho de suas garras sobre a telha so
    pude observar elas da janela do meu atelier, e ver elas voando....

    ResponderExcluir
  4. INCRIVEL, hoje quando fazia a minha meditaçao e preparaçoa para fazer um cuidado energético a alguem, vejo uma aguia bem longe a voar perto da nuvens, senti como se fosse um sinal, um bom sinal, e depois de ler este artigo tudo encaixa! Obrigado, Amor para todos!!

    ResponderExcluir
  5. Hj na yoga tive na visualização uma imagem da águia com um ponto vermelho entre os olhos,algo bem persistente em momento da meditação.

    ResponderExcluir
  6. Não deixei pra mais tarde entrei na pesquisa aonde cai nesta página, porque ainda nesta manhã quando levantei da cama chamei a presença do senhor na minha vida, minutos depois apareceram águias pretas na minha casa, fiquei muito pensativo primeiro pela cor das mesmas, até por erro voltei orar expulsando do meu quintal mas foi tudo, na Inocência, mas agora já tenho a minha dúvida esclarecida. Obrigado não sabe o quanto estou grato. De Moçambique "sábado Arlindo"

    ResponderExcluir
  7. Eu visualizei q águia na minha meditação, ela era linda, com os olhos bem fixados a mim, ela só me olhava, não consegui ver o tamanho dela, mais era muito grande, e me olhava fixamente, alguma sabe me dizer o porquê disso?

    ResponderExcluir
  8. Hj acordei com gritos de uma águia bem encima de casa de momento assustei mas agora lendo essa página estou muito feliz por saber que algo na minha vida vai surpreender Deus abençoe

    ResponderExcluir
  9. Visualizei a Águia de cabeça branca e aqui encontrei todo o sentido! Gratidão! Emano luz e amor para seu viver!

    ResponderExcluir
  10. A história conta que a águia, quando se torna velha, voa para o alto de uma montanha e toma a decisão de arrancar o próprio bico, penas e garras para se renovar e viver por mais algumas décadas. Nesse processo fica dezenas de dias sem se alimentar. É uma bela história de motivação e perseverança, porém, é FALSA!!! As águias, assim como qualquer outra ave de rapina, não se automutilam em situações normais, não perdem o bico e as garras a menos que sofra um processo traumático. A automutilação só aparece como condição patológica, como situações de estresse, doenças de pele, etc. Quando elas são vistas "bicando" pedras, estão fazendo isso para manter estas estruturas afiadas. Vale lembrar que tanto o bico quanto as unhas das águias (e de outras aves) vão se desgastando com o uso, por isso, são renovadas continuamente, igual nossas unhas e cabelos (e não drasticamente como diz a lenda). O mesmo processo ocorre com as penas, que caem e são substituídas por outras (processo de “muda”). Mas essa substituição não ocorre de uma só vez, o que impediria a ave de voar, ocorre uma vez por ano (ou por temporada) e de forma sincronizada. As águias também não podem ficar sem comer por dezenas de dias; elas também não vivem por 70 anos, as maiores espécies vivem cerca de 30 anos, podendo chegar até os 40 anos em cativeiro. E como surgiu essa história? Não se sabe com certeza a origem dessa lenda. Alguns atribuem a uma passagem bíblica (Salmos, Cap. 103), enquanto outros acreditam que a história possa ter sido inspirada na mitologia grega, com a famosa história da Fênix, uma ave muito parecida com a águia, que depois de morrer queimada renasce das cinzas, para morrer novamente no dia seguinte e renascer de novo.

    Fonte:
    http://www.avesderapinabrasil.com/
    © Aves de Rapina Brasil

    ResponderExcluir